Saber como utilizar o Whatsapp para vendas pode ser mais vantajoso do que você imagina.
Sobre o WhatsApp
Você sabia que o WhatsApp é uma plataforma com mais de um bilhão de usuários, atingindo todos os cantos do mundo (exceto a Antártida, por enquanto)? Sim, a ferramenta que possibilita a troca de mensagens de texto, entre outros recursos, tem mais usuários do que o Instagram, LinkedIn, Twitter e Pinterest juntos.
O aplicativo whatsApp surgiu em 2010, é gratuito e oferece a possibilidade de conversa em tempo real com pessoas que tenham o programa e estejam conectadas à internet. É possível enviar mensagens e compartilhar fotos, áudios e vídeos, além de realizar chamadas gratuitamente.
Antes de começar, é preciso obter contatos.
Como usar o WhatsApp para vendas: Maneiras de engajar seus clientes
1. Utilize o WhatsApp para dar suporte ao cliente
Quando os clientes entram em contato com você para pedir ajuda, em vez de fazê-los esperar muito tempo no telefone até que uma solução seja encontrada, você pode usar o WhatsApp para vendas.
2. Use o WhatsApp para vendas com marketing e promoção
Você pode usar o WhatsApp para enviar imagens, vídeos dos seus produtos, e mensagens de texto para usuários em todo o mundo. Ao contrário do SMS ou do e-mail, há menos restrições sobre o formato e as chances de engajamento são maiores.
3. Utilize de forma criativa o WhatsApp no negócio
Diversos empreendedores têm construído novos negócios e ampliado as vendas pelo WhatsApp, conseguindo crescer de forma rentável. Veja algumas ideias de serviços de atendimento por meio desse aplicativo para você se inspirar:
Serviço de concierge: método que possibilita ao cliente fazer reservas do seu produto, como em serviços de panificação e confeitaria.
Fast food pelo WhatsApp: alguns restaurantes oferecem a seus clientes a opção de encomendar comida através de uma mensagem no WhatsApp. Os clientes podem informar seu pedido instantaneamente.
Conquiste clientes pelo WhatsApp, não os afaste
Não existe uma maneira correta para comerciantes usarem esse app. No entanto, é preciso ficar atento ao que não fazer:
- Não envie mensagens em massa para todos os números da sua lista de contatos. Se a mensagem for irrelevante para o cliente, você rapidamente pode ser bloqueado e essa não é a ideia.
- Não envie mensagens com muita frequência. Overdose de informação não é saudável para a imagem da sua marca. Seja razoável e agradável, não um SPAM.
- Não ignore o feedback ou dúvidas do cliente. Isso pode soar como despreocupação e fazer com que perca o interesse em sua marca.
- Evite criar grupos aleatórios e adicionar os clientes. Faça isso apenas quando for demonstrado algum interesse.
Agora que sabe como utilizar o Whatsapp como ferramenta de vendas, use seu criativo e comece a vender pelo aplicativo