Poucas empresas utilizam whatsapp para vendas, seja para um atendimento ou para dar suporte a compras realizadas via e-commerce. Mas em sua maioria das vezes esse aplicativo é para uso pessoal, onde o usuário interage com amigos e familiares.
Para que o usuário interaja com uma empresa e o seu whatsapp para vendas esteja preparado, por exemplo, ele terá de detectar algum benefício ou deverá ter algum interesse nesse contato. Por isso, é preciso ter muito cuidado para que a sua empresa não se torne invasiva, ao tentar manter um relacionamento com os seus clientes.
Mas o que pode ser um problema, pode também ser uma oportunidade. Se o trabalho for bem feito e o seu whatsapp para vendas esteja em harmonia com seu objetivo, seja gerar Leads como relacionar, você poderá criar uma boa proximidade entre o seu cliente e a sua marca. Para aqueles que decidiram optar pelo uso da ferramenta, vale fazer um teste antes, para ver se realmente compensa.
Confira 9 dicas de ouro para usar o Whatsapp como ferramentas de vendas
1. Tenha um número específico
Nada de usar o seu número de celular pessoal para o serviço. Tenha um número e um celular só para o atendimento que será feito via Whatsapp para vendas.
2. Deixe que o seu cliente tome a iniciativa
Caso o seu cliente deseje receber esse tipo de atendimento, ele deverá ter que no mínimo, autorizar. Jamais entre em contato ou inicie uma conversa sem autorização prévia.
3. Tenha uma equipe treinada
Treine os seus funcionários para realizar o serviço. Além do uso da ferramenta, é necessário também usar uma linguagem adequada, nem tão formal, nem informal demais. É preciso também se preparar para as reclamações que poderão vir.
4. Não seja amador
Há muitas empresas que oferecem soluções já prontas para atendimentos via Whatsapp ou transformam ou whatsapp para vendas. Vale a pena dar uma olhada no mercado.
5. Não faça uma ação isolada
De alguma forma, você deverá integrar os atendimentos realizados via Whatsapp com os demais atendimentos realizados por outros canais como por exemplo, e-mail, telefone, presencial. É fundamental para o sucesso da sua empresa manter um histórico atualizado de seus clientes.
6. Se prepare para responder
Quando se cria um novo canal de relacionamento utilizando owhatsapp para vendas, se faz necessário se preparar para as demandas que vierem. Pode ser que você tenha pouca procura, ou uma procura além do esperado. Tenha um plano B, caso isso aconteça.
7. Estabeleça um horário
O Whatsapp é um canal de troca de mensagens. E este fator, fará com que o seu cliente exija respostas imediatas. Se você não tiver essa disponibilidade, deixe claro quanto tempo leva para que a sua empresa responda e estabeleça um horário de atendimento.
8. Ofereça também outros serviços
Além de criar um espaço para interação com o seu cliente, você também poderá oferecer outros serviços, como acompanhamento de pedidos, caso sua empresa seja um e-commerce, por exemplo.
9. Avalie o resultado.
Faça avaliações periódicas do uso do Whatsapp para vendas como ferramenta empresarial e analise:
• Houve aumento das minhas vendas?
• Economizei com outros canais como telefone e esforços de vendas presenciais?
• Meu cliente ficou satisfeito?
Agora que você está ciente sobre como transformar o seu whatsapp para vendas, vamos iniciar um processo de conversão profissional para o seu negócio se tornar mais escalável e previsível?