Atrair potenciais clientes para o seu negócio (leads) é vital para assegurar uma base qualificada que poderá gerar clientes fiéis à sua marca. No entanto, o trabalho de atrair leads qualificados precisa ser planejado e executado com excelência para que os resultados sejam satisfatórios. entenda a diferenças entre visitantes, assinantes e lead.
Visitante
Essa é a fase mais distante da decisão. São pessoas que conhecem pouco a sua marca ou não demonstram nenhum interesse. Por isso, é importante criar artigos de qualidade e ranqueá-los nas primeiras posições dos mecanismos de buscas.
A ideia é trazer os visitantes para o seu site, para que eles descubram um problema ou oportunidade para o qual você tem a solução. Sendo assim, é importantíssimo gerar tráfego para iniciar a construção da sua audiência!
Assinante
Ao final dos artigos, deve-se incluir um CTA (Call to Action, ou chamada para ação). Uma das mais utilizadas é o convite para assinar uma newsletter. Quando isso acontece, o visitante torna-se um assinante e inicia um diálogo com a marca.
Lead
Ao se tornar um assinante, o usuário também passam a ser leads. A partir de agora, você deve nutri-lo com conteúdo relevante. Porém, a diferenciação ocorre, pois, existem particularidades entre os tipos de leads. Confira abaixo!
> Suspect
É um usuário que assinou a newsletter, mas não demonstra interesse no conteúdo ou na marca.
> Lead Qualificado (QL ou Qualified Lead)
Os leads que possui o Perfil Ideal de Cliente, ou seja, que possui as características planejadas como ideias para fazer uma boa compra, é um lead qualificado.
> MQL (Marketing Qualified Lead)
Os leads qualificados pelo marketing, ou Marketing Qualified Leads (MQL), são aqueles que percorreram a jornada de compra até a fase do reconhecimento do problema. Isso foi possível porque eles se engajaram com os conteúdos e materiais, alcançando um alto lead scoring (nível de engajamento medido por pontuação).
> SAL (Sales Accepted Lead)
Mais de 60% das informações preenchidas pelos leads nos formulários da empresa estão incorretos. Em função disso, a área comercial precisa validar o MQL como um lead qualificado (que possui o perfil ideal de cliente e intenção de compra), antes de dar seguimento ao processo comercial. Caso as informações estejam de acordo com o planejado, esses leads é aceito por vendas.
> SQL (Sales Qualified Lead)
Quando o lead é abordado e educado pela área comercial através de uma venda consultiva, já decidiu que produto ou serviço precisa e deseja seguir a negociação, ou seja, quando está pronto para receber uma oferta, ele está no estágio onde é chamado de , ou lead qualificado por vendas.
Um SQL (Sales Qualified Leads) nada mais é do que um lead qualificado por vendas. Isso significa na prática que os leads já passaram da fase do reconhecimento do problema e agora está considerando solucioná-lo com a sua empresa. Ou seja, ele está bem próximo do momento da compra. O que chamamos de “lead quente“!
Oportunidade
Já vi diversas interpretações para essa importante etapa do funil de marketing e vendas. Algumas empresas consideram que as etapas SQL e oportunidade são a mesma, ou seja, são apenas sinônimos.
O funil ideal é aquele que entrega resultados para a empresa e quanto mais simples, melhor!
Cliente
Esse é o estágio mais desejado pelas empresas! Depois de passar por todas as etapas do funil de vendas, o visitante, finalmente, converte-se em cliente. Mas não pense que o trabalho acabou.
Agora que você sabe a diferença entre visitante, assinante e leads, vamos iniciar um processo de conversão profissional para o seu negócio se tornar mais escalável e previsível?