Lead, em Marketing Digital, é um potencial consumidor de uma marca que demonstrou interesse em consumir o seu produto ou serviço.

Entender o comportamento do público-alvo da empresa e do mercado, é fundamental para criar campanhas de Marketing Digital focadas na atração de leads.

O lead demonstra o seu interesse, através do preenchimento de dados em um formulário, para receber uma oferta, ou em uma newsletter.

A equipe de Marketing Digital e vendas, passam então a trabalhar esse lead, no sentido de fechar o negócio. A geração de Leads é fundamental para o sucesso da empresa, ainda mais se consideramos as baixas taxas de conversão para serviços digitais.

Criar conteúdo de topo de funil, ajuda a atrair usuários por meio de artigos cuja temática é ampla e atinge uma vasta quantidade de internautas.

Na captação desse visitante, é necessário inserir uma call to action (chamada para ação), instigando-o a interagir com sua marca, para enfim se tornar um lead.

Após autorização e solicitação do visitante para ser provido de informação você deve produzir o conteúdo de meio de funil, inicia-se então a etapa de aproximação, na qual o usuário é nutrido com conteúdo mais aprofundado, estreitando a relação com a empresa.

É uma oportunidade ímpar para tornar-se como autoridade no assunto e estabelecer uma relacionamento de confiança com o potencial cliente. Nessa etapa é produzido conteúdo de fundo de funil e o lead e a empresa estão a um passo para fechar o negócio.

Você pode utilizar vários formatos de conteúdo, como textos, meninas, vídeos, infográficos, e-books, podcast, apresentação de slides, entre várias outras táticas.

Continuar produzindo conteúdo, é fundamental para encantar os clientes e torná -los promotores da marca, defensores que terão a função de espalhar boas referências sobre seu negócio.

Saber quem são os seus leads qualificados permitirá que o time de Marketing Digital crie campanhas mais eficientes para alcançar esse consumidor.

Para conseguir realmente construir uma lista de contatos qualificados, você precisa tanto de autorização por parte do usuário quanto de seu engajamento.

Alguns dos contatos adquiridos demonstrarão maiores níveis de engajamento com o conteúdo produzido, que podem ser medidos através de plataformas de email marketing ou monitoramento de redes sociais.

Dados bem relevantes podem ser coletados através delas, como quantidade de clicks em mensagens e posts, o tempo que o usuário permaneceu consumindo o conteúdo recebido e quantos emails foram lidos ou direcionados para a caixa de spam.

Curtidas, comentarios no blog, compartilhamento, entre outros também são métricas importantes para ranqueamento de um lead.

Saber o momento certo para fazer uma oferta pode ser o diferencial entre o fechamento de um negócio e a desistência do usuário.

Qualificar um lead é um processo delicado e pode envolver uma série de testes até que sua empresa encontre o melhor modelo.

O marketing de conteúdo, tem se mostrado uma boa estratégia tanto para gerar um lead quanto para qualificá-lo. E além de mostrar o seu produto você estará educando o seu cliente em relação ao problema é sua solução.

Damos o nome de Lead Scoring, a esse processo de qualificação de leads, ele classifica os leads em categorias pelo nível de engajamento.

Ter estratégias diferentes de conteúdo para cada etapa do funil melhorará suas taxas de conversão. O topo por exemplo, pode conter conteúdos explicando o problema do cliente e atraindo-o para dentro do funil, onde o tipo de conteúdo tratará especialmente das soluções para o problema.