É amigo(a), se você chegou até aqui, com toda a certeza já ouviu falar nesse termo. Mais relaxa, você não é o único e nem o último a pesquisar sobre, com a mesma necessidade de saber mais sobre e a importância dos Leads nas suas campanhas digitais. Não vou amolar, ja sei seu interesse pela sua pesquisa, então vamos lá.

Enfim, mais o que são Leads?

Objetivamente falando Lead é uma oportunidade de negócio para sua empresa.

É alguém que de alguma forma, através de uma conversão direta (seja solicitando um atendimento) ou indireta (como baixando um ebook), deixou os dados dela (email e/ou telefone) e a sua empresa agora tem um ativo, uma forma de contato com aquela audiência.

Com esses “dados em mãos”, os leads passam a fazer parte do funil de vendas (pipeline) da empresa e as áreas de Marketing e Vendas trabalham juntas com o objetivo de tornar leads em clientes; isto é, que fechem propriamente o negócio.

Aprender o que são é distingui-los trará mais lucidez para a sua estratégia e abordagem de vendas.

Lead não devem ser vistos como um número bonitinho nas métricas do gerente de marketing para deixá-lo orgulhoso. Eles têm que contribuir diretamente para as vendas e, como consequência, para os resultados reais da empresa.

Como gerenciar leads?

O processo de gerenciamento dos leads vai desde a etapa da prospecção, percorrendo pela definição e coleta de dados chaves para qualificação, lead scoring (ranqueamento), nutrição, por fim nas vendas e pós-venda.

  • Prospecção: Pesquise, estude, crie estratégias e não se esqueça do planejamento.
  • Definição e coleta de dados: Defina quais são os principais dados que você precisa para direcionar os leads no pipeline.
  • Lead Scoring: Através da pontuação, a técnica indica o que são leads próximos de fechar negócio e os que estão mais distantes desse cenário.
  • Nutrição: Invista em conteúdos ricos e e-mails para criar aproximação e identificação com os seus leads.
  • Vendas: Faça um cliente e não uma venda. A honestidade precisa ser a base para construir um relacionamento verdadeiro.
  • Pós Venda: Investir na fidelização é a estratégia mais sustentável para um crescimento sadio.

Fica tranquilo que aqui no Blog iremos sempre colocar conteúdos relacionados a esse tão famoso termo no Marketing Digital.

Agora que você está ciente sobre o que esse termo e como iniciar um processo de conversão, veja como podemos tornar o seu negócio mais escalável e previsível.