Melhorar a comunicação entre a marca é o consumidor, adotar as estratégias de marketing certas para o seu negócio e qualificar leads é o desejo de toda organização.
Para ter sucesso em suas ações e campanhas, não existe fórmula mágica ou algum tipo de receita para conquistar clientes interessados no seu produto ou serviço.
Tudo está relacionado a forma como as empresas se preparam para encarar os desafios do marketing digital, a imagem a que elas apresentam para os consumidores em todos os pontos de contato, a forma como se posicionam e resolvem um problema e, principalmente, como elas entendem o conceito de produção de conteúdo inteligente.
No marketing, um dos desafios é qualificar os leads. Chamar a atenção dos consumidores certos para o seu negócio e mantê -los interessados é uma grande dificuldade, principalmente quando não se sabe como agir dentro das diversas possibilidades que o universo da comunicação apresenta.
Mas, uma coisa é certa: para alcançar esses clientes, é preciso ir além das estratégias de marketing óbvias (ou até mesmo ultrapassadas).
• Atrair os consumidores em potencial com informações rasas;
• Insistir em mensagens de autopromoção sem efetivamente resolver os problemas dos clientes;
• Usar os mais variados canais para conquistar leads sem calcular se os meios escolhidos são os que mais se alinham ao seu perfil.
Esses são apenas alguns exemplos sobre como as empresas têm tentado melhorar a sua base de leads. O que não se sabe, muitas vezes, é que para envolver os consumidores certos, ou seja, aqueles que demonstram engajamento e tem muito potencial de compra, é necessário produzir conteúdo inteligente.
E mais do que isso: saber que qualquer estratégia de conteúdo de valor exige muito tempo, manutenção, teste, coleta e análise de dados, segmentação, estudo e pesquisa constante sobre as personas e muito alinhamento de discurso.
Portanto, mais do que nunca, a sua empresa deve conhecer os caminhos do marketing que levam uma organização ao sucesso. Para não somente alcançar milhares de consumidores que talvez nunca comprem ou tenham interesse pelo seu serviço e para que não se gaste mais tempo com planejamentos e produções que podem não chegar os resultados esperados.
As três principais maneiras de qualificar leads e melhorar sua base de clientes são:
• Atração: Uma das principais formas de interagir com os consumidores quando o objetivo é que eles conheçam a marca e se interessem pelas suas ofertas é usando marketing de atração, conhecido como inbound marketing. Uma estratégia que, somente pelo nome, já mostra ao que veio: atrair mais leads para a base de contatos.
• Relacionamento: Outra possibilidade que o marketing permite é a de qualificar leads por meio de estratégias de relacionamento. E, aqui, não nos referimos somente aos mecanismos digitais, que podem auxiliar na atração, nutrição e fidelização de consumidores, mas aos mais tradicionais, utilizados pelas empresas há séculos para manter uma boa relação com o cliente.
• Venda: A qualificação de leads tem o poder de transformar os resultados das suas equipes de marketing é comercial.
Mas, como é possível chegar a esse ponto é realmente conquistar consumidores mais interessados para o negócio? Uma das estratégias mais usadas é a de marketing voltado para a promoção de produtos e serviços.